Início Biografia de Yola Semedo

    Biografia de Yola Semedo

    COMPARTILHE
    Yola Moutofa Coimbra Semedo, conhecida simplesmente como Yola Semedo. Nascida a 08 de Maio de 1978, no município do Lobito, província de Benguela. Yola foi criada em São Tomé e Príncipe.
    Teve o inicio da carreia em 1984, onde actuou como vocalista do grupo Impactus 4 (formado por seus irmãos), tendo feito sua primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango, interpretando a música “A Minha Boneca”. Por ainda ser muito nova, Yola Semedo não participava sempre dos shows dos Impactus 4.
    Nos finais de 1985, seu pai Orlando Mendes Semedo, deu início a um novo projecto musical, depois dos Impactus 4 e muitos outros, como foi o caso de “Projecção”, grupo em que Yola começou a tocar teclados, além de cantar. Yola também participou no Festival Internacional da UNESCO, realizado na cidade de Sófia, na Bulgária, tendo sido condecorada com o diploma de “Voz de Ouro”.
    Em 1986, participou como vocalista dos Impactus 4, no Festival da Figueira da Foz em Portugal, Aniversário da Organização de Pioneiros de São Tomé e Príncipe, e também é condecorada pelo Governo desse País como “Voz de Ouro Feminina Infantil de África”, cujo diploma foi entregue pelo então Presidente Pinto da Costa.
    Desde então, Yola prosseguiu com a sua carreira com a “Projecção”, até finais de 1989.
    Nos meados de 1990, Yola emigra com sua família, para a República da Namíbia, onde residiu até finais de 2005. E nesse mesmo período ficou sem exercer alguma actividade musical.
    Em finais de 1991, Os Impactus 4, retomam a área musical, juntamente com a Yola Semedo, que além de ser vocalista era tecladista.
    Em 2000, a cantora Yola Semedo foi considerada “Melhor Voz Feminina de Angola”.
    No ano 2006, Yola Semedo foi considerada “Melhor Voz Feminina de Angola”. Também é nomeada “Melhor Intérprete Feminina” e vence com o prémio de “Balada do Ano (2006)”.
    Em 2007, Yola é premiada como “Diva da Música” e “Diva do Momento”. É nomeada “Melhor Intérprete Feminina”, além de ser a “Diva do Ano”.
    Em 2008, Yola Semedo é nomeada a “Diva da Música 2008 de Angola” e “Diva do Ano”
    Em 2010 Yola é destacada como vencedora do Top dos + Queridos, com a  música “Injusta“, entre outros troféus.
    Em 2012 a cantora Yola tornou-se mãe pela primeira vez, deu a luz ao pequeno Orlando Carlos, na maternidade de Windhoek (North), capital da Namibia.

    Algumas Obras Discográficas/CD’s

    • Minha Alma (2010)
    • Diário de Memórias (2011)
    • 25 Anos/ Ao Vivo (2011)
    • Filho Meu (2014)
    COMPARTILHE